Ambliopia

Imagem da doença Ambliopia

A ambliopia, ou olho preguiçoso, é uma doença puramente funcional — ou seja, não apresenta anomalia estrutural — que se caracteriza pela redução ou perda da visão em um ou em ambos os olhos. Ocorre por uma deficiência na maturação do sistema nervoso central, que acontece até os 6 ou 7 anos de idade. Contudo, caso não seja tratado a tempo, a condição se torna irreversível.

Refracional: quando um dos olhos possui erros severos de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Estrábica: ocorre quando a criança apresenta estrabismo (olho torto).

Por privação: ocorre em algumas doenças ou condições, como catarata, queda palpebral (ptose) ou hemangiomas.

Refracional: é gerada uma imagem muito embaçada, o que faz com que o cérebro processe apenas a imagem gerada pelo olho normal.

Estrábica: a criança “usa” apenas um dos olhos (o que está alinhado) e o olho desviado não se desenvolve pois o cérebro precisa suprimir a imagem deste para que a criança não apresente visão dupla.

Por privação: ocorre a partir de doenças que impedem a formação da imagem nítida na retina.

É muito importante que o diagnóstico seja precoce para que haja chances de que a ambliopia seja revertida. Para diagnosticá-la, as crianças devem se submeter a um exame oftalmológico completo com refração (teste de grau), biomicroscopia e fundoscopia.

Devemos primeiramente corrigir a causa, propiciando imagem retiniana clara, com o uso de óculos, cirurgia de catarata entre outras. Em seguida, devemos estimular a criança a usar o olho preguiçoso, o que geralmente é feito com o uso de oclusores oculares (tampão) sobre o olho bom. É importante que a ambliopia seja tratada até os 7 anos de idade para que não se torne irreversível.