Catarata

Imagem da doença Catarata

A catarata é uma doença que provoca opacidade ou perda da transparência parcial ou total do cristalino (lente natural do olho), levando à diminuição progressiva da visão.

A catarata pode ser congênita, quando o bebê nasce com o cristalino opacificado; secundária, quando há fatores que desencadeiam a formação da catarata, como diabetes, trauma ocular, inflamações oculares (uveítes) e uso de algumas medicações como corticosteroides; e senil (envelhecimento).

No início, a catarata pode ser assintomática e — conforme a opacificação do cristalino aumenta — vão surgindo os sintomas como turvação visual, mudanças frequentes na prescrição dos óculos, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste e piora da visão à noite. Quanto maior o grau de opacificação do cristalino, pior as queixas relacionadas a visão.

O diagnóstico de catarata é simples e suspeitado durante a consulta oftalmológica de rotina. Alguns exames são frequentemente necessários para classificação da catarata, planejamento cirúrgico e detecção de outras doenças oculares associadas. Os principais exames são teste de acuidade visual, biomicroscopia, mapeamento de retina, topografia corneana, microscopia especular e biometria.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. O procedimento consiste na remoção do cristalino e implante de LIO – lente intraocular. Atualmente, existem lentes intraoculares modernas e que, quando bem indicadas, podem corrigir o grau do paciente para perto e para longe (lentes multifocais) trazendo independência do uso dos óculos.

A cirurgia de catarata é pouco invasiva, rápida e realizada com anestesia local, sendo a facoemulsificação a técnica mais moderna utilizada, podendo ser associada ao laser chamado femtossegundo. A introdução da tecnologia do laser de femtossegundo para realização da cirurgia de catarata veio trazer maior previsibilidade ao procedimento e contribuir para o resultado visual obtido com o implante da lente intraocular multifocal.