Asa Sul | Águas Claras
Taguatinga (61) 2191-9191

Alto Constrate

Asa Sul | Águas Claras
Taguatinga (61) 2191-9191

Notícias Fale Conosco Trabalhe Conosco
Alto Constrate

Catarata: conheça os benefícios da cirurgia

12/04/2018

Deborah de Salles | Conversa Coletivo de Comunicação Criativa Foto: Karina Zambrana

Compartilhar:

A catarata é responsável por mais de  51% dos casos que resultam à perda de visão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Apesar desses dados, a doença que causa a cegueira é que a mais oferta possibilidade de tratamento em todo o mundo”, explica o especialista da Oftalmed, Jonathan Lake.

De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, a cirurgia de catarata é a mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas. São realizadas cerca de 550 mil cirurgias ao ano no país, segundo o Ministério da Saúde.

A doença, causada pela opacificação do cristalino (explicar de uma forma mais simples), pode ser revertida com tratamento cirúrgico. “A lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular”, explica Jonathan.

Apesar de ser uma cirurgia complexa e que exige treinamentos, não há o que temer porque, felizmente, o pós operatório é bem sucedido, gerando benefícios para o paciente e à  sociedade de um modo geral.

Vantagens da cirurgia de catarata:

Melhora da visão: o paciente passar a enxergar com mais clareza e precisão;

Qualidade de vida:  o retorno da visão contribui para o paciente retomar suas atividades e a interação em seu círculo social;

Aumento da expectativa de vida*: Ao comparar mulheres submetidas ou não à cirurgia de catarata, especialistas da Universidade da Califórnia observaram uma queda de 60% no índice de mortalidade entre aquelas acima de 65 anos que realizaram o procedimento;

Reduz taxas de acidentes*: A incidência de acidentes comuns por conta da baixa visão dos pacientes, como quebra de ossos por quedas (16%) e acidentes de carro (13%) também diminui.

*Estudo feito por uma entidade americana apontou diversos benefícios pós-cirúrgicos. São dados baseados nos números de cirurgias americanas e seus pós-operatórios.

Compartilhar:

Mais notícias