Asa Sul | Águas Claras
Taguatinga (61) 2191-9191

Alto Constrate

Asa Sul | Águas Claras
Taguatinga (61) 2191-9191

Notícias Fale Conosco Trabalhe Conosco
Alto Constrate

iStent: conheça o micro-implante para tratamentos de glaucoma e catarata

25/09/2018

Deborah Salles | Coletivo Conversa de Comunicação Criativa

Compartilhar:


A Oftalmed foi a primeira clínica de Brasília a oferecer um dos mais avançados e menores implantes médicos já utilizados no corpo humano - o iStent, dispositivo utilizado no tratamento de glaucoma e catarata.  Autorizadas pela ANVISA, as cirurgias têm sido realizadas com sucesso desde maio deste ano, trazendo mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.  

“O iStent chega com a possibilidade de reduzir a pressão intraocular a partir de uma cirurgia rápida e segura, por meio do implante de um microdispositivo que facilita a saída de líquido do interior do olho e com o objetivo de controlar a pressão do olho”, explica o especialista em glaucoma da Oftalmed, Marcos Ferraz.  

O implante do iStent é indicado principalmente durante a cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma leve ou moderado que usam colírios específicos durante o tratamento. Antes de colocar o dispositivo, o paciente precisa se submeter a alguns exames preventivos como gonioscopia para checar o ângulo ocular, a  avaliação do campo visual e tomografia de coerência óptica da retina e do nervo óptico. 

A cirurgia também pode ser indicada aos pacientes que já foram submetidos a cirurgia de catarata e necessitam controlar melhor a sua pressão intraocular ou reduzir o risco de piora do Glaucoma. 

Contraindicações - O iStent é contraindicado aos pacientes que já tiveram crise de glaucoma agudo ou secundário, doenças da córnea e anormalidades congênitas porque, se implantado, o micro-implante não conseguirá reduzir a pressão intraocular destes pacientes.

Estudos científicos - O implante iStent provou sua eficácia após milhares de dispositivos implantados em todo o mundo e de numerosos estudos publicados, incluindo ensaios clínicos prospectivos e séries de casos clínicos. O iStent também é sinônimo de segurança e o implante resulta em baixos índices de complicações publicadas que, além de menos frequentes, são leves e transitórias. Atualmente é a cirurgia com evidência científica mais publicada - o que justifica a sua indicação e seu uso. Apesar do maior custo da cirurgia em relação a outras técnicas, a economia em longo prazo compensa o investimento devido a menor necessidade de visitas médicas, exames e da redução da necessidade de uso de colírios antiglaucomatosos, que têm custo elevado e trazem indesejáveis efeitos colaterais.
 

Compartilhar:

Mais notícias